sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Curso de cozinheiro 1.10

Olá!
Hoje um pouco menos cansado, talvez pela alimentação mais leve que tive durante o dia, mas isso não é assunto para agora! Hoje foi a penúltima aula com a professora Marta, falando de Turismo e Hospitalidade.
O assunto de hoje foi "Apresentação Pessoal", incluindo aí postura, higiene pessoal, cuidados conosco que devemos ter. E claro, mais sobre responsabilidade sócio-ambiental. E ética. Aliás, esses assuntos estão sempre presentes, porque são sempre relevantes. (estou escrevendo como falo, ou como penso, nada conciso está saindo o texto)

Na verdade a aula começou findando o assunto de empreendedorismo, depois passamos para ética e conduta profissional, responsabilidade social, que hoje é sócio-ambiental e finalizamos com a apresentação pessoal.

O assunto mais tratado, talvez porque seja realmente o que fará diferença, aliás, é o que faz, foi a responsabilidade sócio-ambiental, enquanto funcionários a serviço da gastronomia, dentro do turismo. Cuidados que devemos ter no futuro, com o lixo produzido em nossa cozinha, o que fazer com ele, como diminuir, como reaproveitar. Aliás, nós seremos experiência da nossa professora em aplicar a partir de nossa experiência prática a metodologia LIXO ZERO em nossa cozinha do Senac! Estou muito ansioso para isso, para aplicar em casa, e onde mais eu for fazer estágio, e, espero, trabalhar!
Os conceitos de conduta e ética profissional, assim como os de apresentação e higiene pessoal não são nada alienígenas, coisas que estão fora do nosso senso comum. Ou melhor, do meu. Não dá para trabalhar com cozinha "coçando o saco" tampouco limpando o nariz. E nada de deixar os longos cabelos caindo em cima das panelas, por favor! Assim como também, os cuidados necessários que temos que ter FORA da cozinha, mas ainda como profissionais. Ao chegar ao local de trabalho, estar apresentável - ñ para um baile de gala, mas não vá trabalhar de bermuda, somente se trabalhares na praia e na areia! - bem vestido, com a aparência bem cuidada, nada fora do que nos foi ensinado nos primeiros anos de escola.

Finalizamos a aula, conceituando com nossas palavras o que seria necessário ou até o que é sua apresentação pessoal. Nossa equipe elencou como palavras chaves a saúde, auto-estima, apresentação e postura. A auto-estima leva a pessoa a se cuidar, a querer manter aquela imagem pessoal que já possui, e a melhora contínua. A palavra saúde veio da questão da higiene pessoal, que afeta a saúde tanto do profissional como de seus consumidores. A apresentação e postura, palavras intimamente ligadas na minha opinião formam a primeira impressão daqueles que trabalham com você, dos seus supervisores e clientes. A sua doma estar amarrotada pode não ser muito importante na cozinha, mas não dá para atender aquele cliente que gostaria de parabenizar o chef pelo saboroso prato. Querendo ou não, mesmo a Sprite mandando aquela que "imagem não é nada", a imagem é importante sim em nossa sociedade. Senão, para que ornar os pratos? ;)

Sei que falta um fechamento, mas como estou cansado, e lendo assuntos paralelos a este, e ainda quero escrever mais um post, encerra-se por aqui a aula de hoje!

Um comentário:

Bounded Path disse...

1) "nada conciso está saindo o texto"
Se ficar verde vira o yoda

2) Na cozinha se produz muito lixo, boa parte acaba no lavabo

3) " com a aparência bem cuidada, nada fora do que nos foi ensinado nos primeiros anos de escola."
Nota mental: Não faltar mais as aulas.