sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Amizade e relacionamento

Incrível como este assunto está em voga nesta semana.

Ontem mesmo, depois do que escrevi aqui, ainda tive uma conversa padrão papo-cabeça com uma amiga, e hoje de tarde, ainda que rápida, discorri o assunto. E por mais que as pessoas tenham essa opinião de que “com amigos eu não fico”, não consigo concordar. Claro, discordo do que ouvi, e que uma amiga pratica: “Ah, se são amigos, e não tem nada que impeça, e rola, tem que ficar mesmo...”. Isto, não é, ou melhor, não sou eu. Não agora, digo, pois fiz isso muito no passado, e percebi que quando isso acontecia, a amizade morria e surgia uma nova situação, na qual conforme fosse o andamento, perdia-se o respeito entre as pessoas. Não que passassem a tratar-se mal, mas a amizade virava uma desculpa para ter a pessoa sempre por perto para ser seu estepe. Eu vivi, e posso dizer que quase vivo isso ainda hoje. E por fraqueza minha permito tal situação.

No meu passado, minhas namoradas, correção, minhas ex-namoradas, todas eram, e são minhas amigas. Todas, eu conheci antes, bem antes de ter algum envolvimento, e apesar das diversas formas dos términos de nossos relacionamentos, hoje, contente posso dizer que todas ainda são minhas amigas. Claro que, o convívio não é possível, por diversos fatores - distância física, atuais namorados que enxergam minha pessoa como ameaça etc, etc - mas ainda sim, somos amigos. Posso dizer isto sem medo ou dúvida.

Prezo a amizade muito além do desejo carnal ou da curiosidade. Podem até me chamar de lerdo, ou ingênuo, sei lá, mas não tomo nenhuma atitude, mesmo quando rola aquele clima até que a situação se torne insustentável para ambos, ou seja, que o desejo tenha aflorado nos dois de tal forma que os corpos não se controlam mais e que flua de maneira tão natural como a amizade de outrora. Não tão somente o desejo por si, mas o carinho, paixão, e quem sabe, amor pela pessoa. Quando temos a soma de todos estes fatores, porque não pegar esta amizade, e deixá-la de lado por um momento, e tentar uma relação que pode ser mais completa que a amizade? E por que não, caso não dê certo, por que não continuar a amizade depois?

O que eu estou querendo dizer, é que é possível manter a amizade, ainda que ela atravesse um relacionamento furado. Basta a maturidade de ambos e que claro, que tenham a consciência do que realmente importante é a amizade que existia antes, e que existe durante e depois.

Nenhum comentário: