terça-feira, 14 de setembro de 2010

Curso de Cozinheiro 2.04

Boa noite pessoas!
Continuando as aulas do módulo 2 - Auxiliar de Cozinha - hoje tivemos uma aula interessante, sobre a história da gastronomia. A evolução do homem desde a Pré-História até a idade antiga. Para alguém como eu que gosta de história, que dedicou-se às aulas quando no colégio, não teve nada de novo, foi basicamente uma revisão do que aprendi no segundo grau , porque a evolução do homem, do uso de ferramentas, domínio do fogo, utilização da agricultura, pecuária, caça, pesca, tudo tem a ver com alimentação que por sua vez remete-nos para a gastronomia.

Alguns detalhes sobre quem começou com o uso do garfo, a descoberta do sal, porque do uso de certos temperos e especiarias, foram comentados na aula, e não convém eu colocar aqui, 1) porque não lembro os nomes e estou com preguiça de olhar na apostila e no livro; 2) vocês podem procurar na internet; 3) são 01:35 e eu preciso dormir!

As aulas da professora Rosa, são baseadas no livro "Gastronomia no Brasil e no mundo". Como deixei-o (vulgo esqueci de trazer na aula) em casa, não consegui acompanhar a aula no começo, e logo juntei-me a um colega, um dos vários Paulos (são 4 na minha sala) para ler o material. Incrivelmente li textos de maneira inteligível, coisa rara uma vez que falo muito rápido. Culpa de quem tem o hábito de digitar e não de falar. Após mais discussões sobre o tema, no final da aula a professora separou através de sorteio os grupos para trabalhos lúdicos a respeito da gastronomia mundial. Nosso tema (segredo ainda para vocês ou "esqueci qual era e não vou lá embaixo olhar") será ilustrado como se nós estivéssemos no programa da Ana Maria Braga. Acho uma fácil experiência, visto que muitos vão apresentar o conteúdo através de programas que não tem como apelo a comida. Vai ser bem legal :)

Por agora, é o que temos!

Nenhum comentário: